Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Proposta do Curso
Início do conteúdo da página

Proposta do Curso

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 19h37 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 19h49 | Acessos: 204

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia & Direito (S&D) nasce com uma proposta de ofertar formação complementar aos profissionais formados em Direito, Ciências Sociais e outros, com foco nas minorias amazônicas. Este curso é resultado da iniciativa de professores da UFAM, principalmente do IFCHS e da FD, os quais convergem na proposta de estudos interdisciplinares e empíricos, transitando pelas fronteiras do conhecimento acadêmico entre o Direito, às Ciências Humanas e outras.

A proposta se diferencie na medida em que se propõe a ser um curso 100% presencial, gratuíto e ministrado por doutores e mestres. O S&D é estruturado sobre premissas da teoria crítica dos direitos humanos e sua relação com a teoria sociológica, com forte matriz em formação metodológica e para pesquisa científica. A estrutura curricular prioriza os direitos humanos, os movimentos sociais rurais e urbanos, os conhecimentos tradicionais, os grupos étnicos e ribeirinhos, além de outras minorias amazônicas como horizonte de enfrentamento, buscando formar profissionais com capacidade reflexiva crítica e com formação humanística em Direitos Humanos.

Além disso, a proposta não está voltada diretamente ao mercado de trabalho, mas sim a própria academia, buscando preparar o egresso para o ingresso na pós-graduação stricto sensu, buscando prepar recursos humanos dotados de maturidade e sofisticação intelectual para a pesquisa acadêmica. Temos como prioridade atender alimentar os processos seletivos de mestrado do PPGS, PPGSCA, PPGAS e PPGDir da própria UFAM, mas também o PPGDA e PPGI-CH da UEA. Esperamos com isto estar preparando o egresso na agenda da pesquisa pós-graduanda e melhorar a sofisticação do conhecimento produzido na e sobre a Amazônia.Por esta razão, realizamos diversas reuniões com os professores arrolados no preambulo deste projeto, associando ainda consultores externos, com experiência na intersecção do campo de conhecimento citado, tudo na busca de agregar as experimentações brasileiras da Sociologia Jurídica, visando produzir um curso contextualizado a realidade local e as experiências amazônicas.

A etapa de especialização é uma forte proposta para preparar estudantes para pesquisas sequencias em profundidade, o presente curso irá preparar e expandir os seus alunos no campo da pesquisa que envolvam fenômenos jurídicos pelo olhar sociológico, cruzando o empírico e o normativo para produção de leituras sofisticadas.

 

Fim do conteúdo da página