Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular > Uncategorised > Elaborar Trabalho de Conclusão de Curso
Início do conteúdo da página

Elaborar Trabalho de Conclusão de Curso

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 09h39 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 12h24 | Acessos: 55

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser apresentado a partir do 12 meses, em banca de defesa pública e consistirá em:

(1) Artigo científico interdisciplinar (Modelo): Um artigo autoral de no mínimo 18 páginas e no máximo 25 páginas de elementos textuais (não contabilizando a bibliografia), no formato da ABNT e normas da UFAM, com tema vinculado a minorias e/ou movimentos sociais na Amazônia. 

(2) Projeto de Pesquisa interdisciplinar (Modelo): Um projeto de pesquisa com no mínimo 15 páginas e no máximo 22 páginas, não contabilizando a bibliografia, em formato da ABNT e normas da UFAM, com previsão de pesquisa de campo, utilização de instrumentos de pesquisa, metodologias interdisciplinares, fundamento epistemológico e revisão bibliográfica, tendo como tema central às minorias e/ou movimentos sociais na Amazônia.

(3) Projeto de Extensão interdisciplinar (Modelo): Um projeto de extensão, com no mínimo 15 páginas e no máximo 22 páginas, não contabilizando a bibliografia, em formato da ABNT e normas da UFAM, com previsão de pesquisa de campo, utilização de instrumentos de pesquisa, metodologias interdisciplinares, fundamento epistemológico e revisão bibliográfica, tendo como tema central às minorias e/ou movimentos sociais na Amazônia. Deverá também este modelo de projeto conter execução preliminar com da ação, contando com relatório de ações, dados e análise deles.

 

Em qualquer uma das formas, seu caráter deverá ser interdisciplinar, atravessando os campos disciplinares da Sociologia e do Direito, a ser elaborado de forma individual, sob a tutela e orientação de, pelo menos, um professor do programa, a ser redigido nas regras da Universidade Federal do Amazonas, de acordo com as resoluções em vigor no período de sua elaboração, ou da ABNT caso não haja resolução vigente. Deverá ainda o trabalho ser redigido em linguagem corregem formal corrente (português), podendo ainda ser redigido em outra língua originária do acadêmico, nessa situação, dependerá de se encontrar aceite de um orientador compatível, podendo, até mesmo, ser estranho ao programa, desde que aprovado pelo colegiado em regime de excepcionalidade.

Uma vez finalizado a atividade de confecção do TCC, o orientador dará aval, por escrito, para agendamento da banca de defesa, através de formulário digital próprio do programa (Link), devendo indicar no feito os membros da banca, a qual deverá ser presidida pelo orientador, com pelo menos um dos membros será interno ao programa, podendo haver convidados externos. Ordinariamente as defesas serão presenciais, podendo ocorrer em ambiente virtual/hibrida quando houver convidados situados em outras regiões do Estado do Amazonas, ou em outros Estados da federação ou, ainda, situados em outros países.

Uma vez aprovado, deverá ser o trabalho depositado na secretaria do programa, de acordo com a forma e procedimento próprio descrito no regimento do curso e dos procedimentos de autodepósito da UFAM (Link). O trabalho aprovado, com recomendação da publicação da banca, será disponibilizado no site institucional do programa.

Quatro são os graus que podem ser obtidos na defesa, quais sejam: (1) aprovado; (2) aprovado com recomendação de alterações; (3) Aprovado com recomendação para publicação e; (4) reprovado. No caso do grau (1) e (3), o acadêmico terá 30 dias após a defesa para realizar o deposito final do trabalho; No caso do grau (2), o acadêmico terá 30 dias para realizar as alterações e fazer o deposito final do texto com parecer e chancela do orientador, o qual deve conter a informação de que atendeu as demandas de alterações e se deverá ser publicado no site do Curso; No caso do grau (4), o acadêmico poderá protocolizar nova solicitação de defesa em até 10 dias da data da primeira defesa, devendo ocorrer a alteração de um membro da banca ao menos, devendo ocorrer a defesa em pelo menos 30 dias após a primeira defesa, desde que ainda dentro do prazo máximo de finalização do curso. Em caso de reprovação onde não haja variabilidade de realizar a defesa dentro do prazo de 18 meses da matrícula e respeitando o intervalo de 30 dias da primeira defesa, o acadêmico será desligado do programa, não obtendo o grau de especialista. Em caso de reingresso, deverá cursar todas as disciplinas do eixo de formação metodológica novamente, podendo aproveitar os demais créditos, no período de até duas seleções seguintes.

Fim do conteúdo da página